culinária em casa para iniciante
Artigos

Culinária em casa para iniciantes

Todos os que se aventuram na cozinha pela primeira vez não têm ideia por onde começar. Mesmo os melhores cozinheiros foram principiantes na cozinha em algum momento.

A pratica que levará a perfeição, se você é um cozinheiro iniciante trouxemos algumas dicas que vai te ajudar a tirar esse momento de letra, confira a seguir.

Vamos as 9 dicas de culinária em casa

Siga passo a passo das receitas

É muito comum que o cozinheiro decida substituir ingredientes por outros que lhe pareçam mais atraentes, que ele ou ela já tenha em casa ou que sejam mais fáceis de encontrar, ou mesmo de fazer combinações ousadas.

No entanto, se é a primeira vez que se prova este prato, é melhor seguir a receita à letra nas primeiras vezes. Siga aos ingredientes e medidas sugeridos.

Uma vez apanhado o jeito de cozinhar, aperceber-se-á dos sabores que melhor combinam e fará ajustes com base em experiências anteriores.

Veja se tem todos os ingredientes antes de começar

Quem cozinhar terá uma boa história de quando começou a fazer uma receita e a meio do caminho, percebeu que não tinha os ingredientes de que precisava. A levedura tem tendência para se esgotar nos piores momentos. Isto acontece inevitavelmente, especialmente quando estamos na pressa da vida cotidiana.

Portanto, se possível, verifique antes de começar a ver se tem todos os elementos para o prato, bem como a quantidade essencial. Isto evita dores de cabeça e desperdício de ingredientes.

Mantenha todos os ingredientes próximo a você

A preparação prévia é considerada por muitos como sendo a parte mais aborrecida da cozinha. No entanto, recomendamos que já tenha os ingredientes cortados, descascados, pré-cozinhados, separados em frascos e organizados no balcão.

Muitas vezes, no meio da preparação, não terá tempo para preparar o próximo ingrediente. Sabe qual é o risco? Queimar o conteúdo no forno e causar acidentes ou desperdícios.

Fogo de preferência baixo

Aqueles que estão apenas a começar a arriscar na cozinha podem ainda não saber quanto tempo demora a cozinhar os alimentos, bem como experimentar essa ansiedade de querer que a receita esteja pronta em breve.

Recomendamos que se programe para ter tempo de ferver, porque, mesmo que demore mais tempo, tem a possibilidade de observar o processo e evitar que a comida se queime.

Além disso, tem a oportunidade de se habituar à potência dos seus aparelhos, uma vez que cada fogão, forno e microondas tem uma operação diferente, que varia, por exemplo, dependendo da marca ou do tempo de utilização.

Ponha pouco tempero

Um ditado comum na cozinha, que talvez tenha ouvido a sua avó dizer, é: pode sempre acrescentar mais sal, mas depois não o pode tirar.

Adicione condimentos um pouco de cada vez e habituar-se a provar a receita à medida que a cozinha. Desta forma, ajustará os montantes com sucesso.

Atenção ao que você está fazendo

Sabemos que pode ser difícil reservar tempo exclusivamente para cozinhar. Temos de estar de olho nas crianças, ler e-mails, atender aquela importante chamada telefônica e muitas vezes é a única altura para pôr as notícias em dia na televisão.

Mas sempre que possível, elimine as distrações e concentre-se na cozinha, prestando atenção à receita que está a fazer. Isto não só aumentará as suas hipóteses de tornar tudo delicioso, mas também o ajudará a identificar áreas de melhoria para que possa tornar-se um melhor cozinheiro da sua casa.

Comece a fazer receitas básicas e simples

Se é a sua primeira experiência na cozinha, comece com coisas fáceis e vá pulando de nível conforme você for evoluindo, até os mais experiencias na cozinha deixam as coisas queimar e ser atrapalham imagine você que está iniciando.

As receitas mais básicas geralmente são aquelas que colocam os ingredientes em uma panela e pronto.

Confira alguma delas abaixo:

Como fazer bolinho de arroz simples
Como fazer canjica doce simples
Bolo de milho de liquidificador

Descongele as coisas antes

Preste também atenção aos alimentos que precisam ser descongelado, pelo menos um período antes, tais como feijão e grão-de-bico. Este processo serve não só para acelerar o tempo de cozedura, mas também, no caso do feijão, removerá as substâncias que causam problemas digestivos, tais como o temido gás.

Atente aos alimentos que precisam ser descongelados com antecedência.

Deu errado a receita? Tenha sempre um truque na mão

Sejamos francos. Mesmo com todas as dicas de culinária para principiantes acima mencionadas, é provável que cometa muitos erros antes de dominar esta arte.

A boa notícia é que pequenos erros diários podem ser evitados com truques simples que se podem facilmente encontrar online.

Por exemplo, adicionar uma fatia de pão em cima do arroz queimado e cobri-lo durante alguns minutos para absorver o sabor, equilibrar o sal no guisado adicionando um vegetal macio, como batatas, nos últimos minutos de cozedura e amolecer o excesso de alho adicionando alguns caules de salsa e trazendo-o de volta ao lume durante um minuto.

Dentre muitas outras dicas que podem te salvar na hora de um desastre com os seus pratos, esperamos que tenha ajudado e em breve com a prática você conseguirá obter a perfeição de produzir pratos tão saborosos quanto uma pessoa experiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *